CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA

Galeria de Fotos, Notícias da Câmara 0 26

Imprimir

Atendendo a solicitação do Vereador Zé Gury Jr a Câmara de Vereadores de Belo Jardim realizou audiência pública  no último dia 14 de fevereiro  para discutir sobre o aumento dos índices de violência e criminalidade que assolam o Município de Belo Jardim. Estiveram presentes a Dra. Luciana Almeida da Costa Pontes, Delegada Regional, Sr. Isaque Bento Barbosa, Major Sub Comandante do 15º BPM, Sr. Sérgio Roberto Gomes da Silva, Capitão da PM 1ª CPM e, o Secretário Municipal de Obras, Sr. Marcos Antônio Carlos.

O Autor da propositura, Vereador Zé Gury Jr, na ocasião, iniciou suas palavras discorrendo sobre a necessidade da audiência, afirmando que essa discussão trará respostas para uma população que clama por segurança diante da situação atual de Belo Jardim e da urgência de uma tomada de providências. Encerrou a sua fala agradecendo a presença das autoridades e explicou que como Vereador, por ser o agente público mais próximo da população, sentiu a necessidade de solicitar a realização daquele momento.

O baixo efetivo policial, tanto civil quanto militar; a falta de equipamentos; carência da iluminação pública; ociosidade dos jovens por falta de políticas públicas para englobar crianças e adolescentes em situação de risco; o horário de atendimento da Delegacia Regional e Municipal e a morosidade no atendimento por parte da polícia civil foram algumas das problemáticas discutidas.

A delegada regional relatou que pelo baixo efetivo existente, dispõe apenas de uma equipe por plantão para atender a (9) nove cidades. Esclareceu ainda que, incluindo ela, existem apenas cinco delegados para suprir as necessidades de toda a região, o que torna  o atendimento ao público bastante lento trazendo uma morosidade a elucidação dos casos.
O Sub Comandante, Major Isaac, relatou o déficit de efetivo, demonstrando que para os serviços serem realizados de maneira eficaz o 15º BPM deveria contar com 451 policiais e na realidade o quadro atual de efetivos daquele quartel é composto por cerca de 200 policiais, consequentemente a quantidade de viaturas nas ruas é reduzido, prejudicando rondas como a Patrulha do Bairro e a Patrulha Rural. Enfatizou ainda que havia recebido quatro motocicletas e que após um longo período sem esses veículos os serviços da ROCAM passarão a ser normalizados.
Já o Secretário Municipal de Obras, Sr. Marcos Antônio Carlos usou da palavra para declarar que vem se esforçando para regularizar os pontos da Cidade com falhas na iluminação; comentou na oportunidade que por ser uma nova gestão, precisa de algum tempo para a compra de materiais que se dará através de processo licitatório.

Os demais vereadores fizeram às autoridades uma série de indagações e também demonstraram total preocupação com os altos índices de violência em nosso município, cobrando assim medidas urgentes para reduzir a criminalidade.

De uma forma geral, ficou claro que é necessária uma ação conjunta entres todos os poderes públicos e principalmente a sociedade com a finalidade de criar mecanismo para propiciar as crianças e jovens uma ocupação mais construtiva e longe das drogas e da criminalidade.  Por fim, ficou acertado que não só os vereadores de Belo Jardim, mas das demais cidades que compõem o 15º BPM solicitarão Audiência Pública com urgência ao Governador de Pernambuco.

                   

Praça. Amélia Soares Paes, 145 - Boa Vista - Belo Jardim - Pernambuco
81 3726.1991
falecom@camarabelojardim.pe.gov.br

Horário de Atendimento ao Público
Das 7h às 13h